Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

terça-feira, 25 de março de 2014


Escola Municipal Profª. Luzia Tavares

PROJETO

UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

 

 

Paraíso do Tocantins, março de 2014

 

 

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

JUSTIFICATIVA
A Escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais:
  1. Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
  2. Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e;
  3. Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O Mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da Informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final é um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito de alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura.
  1. Objetivo Geral:
Promover o consumo de alimentos saudáveis – frutas - e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica, dinâmica e educativa.
2-Objetivos Específicos:
  • Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
  • Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene.
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
  • Valorizar o momento reservado à alimentação.
  • Sensibilizar as crianças da necessidade de uma alimentação saudável;
3-ÁREAS DO CONHECIMENTO/ CONTEÚDO
  • Linguagem Oral e Escrita
- Interpretações pessoais;
- Narração de fatos;
- Escrita espontânea;
- Reconhecimento de letras;
- Leitura oral de gêneros textuais instrucionais;
- Reconto;
- Produção textual individual e coletiva;
- Construção de painel.
  • Linguagem Matemática
- Sistema de numeração ( Identificação, traçado e contagem);
- Grandezas e medidas ( sistemas de medida não-convencionais);
- Agrupamentos;
- Noção de operação (divisão);
- Situações problemas (adição e subtração);
- seriação;
- Semelhança, diferença.
  • Natureza e Sociedade
- Meio ambiente (produção de alimentos);
- Frutas;
- Nutrição e desnutrição;
- Modos de alimentação dos grupos sociais;
- Regras e princípios sociais;
- Tempo

  • LINGUAGEM VISUAL, MUSICAL E CORPORAL
- Poesia;
- Música e coreografia;
- Modelagem;
- Pintura;
- Desenho;
- Teatro.
4- ESTRATÉGIAS

As ações deste projeto serão desenvolvidas utilizando os seguintes recursos e estratégias:
  • Rodinha;
  • Cozinha experimental;
  • Músicas;
  • Teatro;
  • Pesquisas em diversas fontes ( revistas, livros de receitas infantis, vídeo...);
  • Recorte, colagem e modelagem;
  • Desenho livre;
  • Alfabeto Móvel;
  • Sucatas;
  • Alinhavos;
  • Jogo de memória;
  • Móbiles;
  • Jogo de encaixe;
  • Atividades orais,
  • Adivinha;
  • Vídeo

5-PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (ações)
  • Conversa e registro (desenhos) sobre as frutas preferidas das crianças;
  • Registro das frutas mais consumidas na família;
  • Identificação de semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
  • Construção de charadas que misturam informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas;
  • Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
  • Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
  • Análise de figuras de frutas em revistas, calendários, reportagens;
  • Solicitar que cada aluno traga uma fruta e conversar sobre as preferências através da degustação;
  • Trabalhar com recorte de frutas e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável (salada);
  • Palestra com uma nutricionista;
  • Quem já foi à feira? Conversar sobre as frutas que encontramos nela;
  • Preparação e degustação de receitas saudáveis;
  • Organização de um livro (formato de maçã) com receitas de maçâ

6-PRODUTO FINAL
Finalizar o projeto com a elaboração de um livro (portifólio) contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos.

  1. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante todo o processode realização das ações deste projeto de maneira coletiva e com a participação efetiva do grupo envolvido. Os alunos juntamente com todos os envolvidos terão a oportunidadede se expressarem livremente.


REFERÊNCIAS
MARTINS, Rosicler, Vida e Alimento.São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
MARQUES, Cristina; RHOD,Angela;No Reino da Frutolândia. Blumenau: Ed. Letra Viva Ltda.
PINTO, Gerusa; LIMA, Regina;SANTANA, Cláudia; PIRES, Cristina; O DIA-A-DIA DO PROFESSOR. Belo Horizonte: FAPI, 2002






Nenhum comentário:

Postar um comentário