Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

EXPERIENCIAS DE SUCESSO

 PROJETOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDOS

5.1   PROJETO “ENERGIA/ÁGUA, RECURSO DA VIDA”


Descrição geral
            De todas as crises sociais e naturais que nós humanos enfrentamos, a da água é a que mais afeta a nossa sobrevivência “ De toda energia gerada no mundo, cerca de 15% é de energia hidráulica, e só no Brasil, essa quantidade, é de 90%.”O consumo mundial de Energia Elétrica aumentou desproporcionalmente á taxa de crescimento da população,  o desperdício ,o uso inadequado podem esgotar ou degradar esse recurso.
             A educação diz os especialistas, é importante porque a ação de cada um é maior do que qualquer intervenção que os governos ou empresas podem fazer. Ações como estas torna-se importantes, pois o principal agente de intervenção no meio ambiente em que esta inserido, é capaz de fazer pequenas mudanças nos hábitos e atitudes, que ao final de todo o processo fará uma grande diferença.
    O Projeto: “Energia/ Água, recurso da vida”, será desenvolvido com o objetivo de conscientização ecológica, melhorando o grau de comportamento ecológico nas nos hábitos diários.
    O desenvolvimento do projeto acontecerá nos meses de Maio,  Junho e Agosto de 2011, sendo trabalhado conforme descrito por disciplinas e exibição de vídeos educativos “Meio Ambiente”, pesquisa na Internet, palestra com engenheiro, PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, visita a Centrais Elétricas/ Usinas hidráulica, visita a SANEATINS, para conhecer o processo de tratamento da água que chega até nós,  e coletar o lixo próximo da nascente de rios;

Conteúdos e disciplinas envolvidos:

Geografia:
 _ Fontes de energia primárias,  renováveis e não renováveis;
 _ Horário de pico e horário  de verão;
_ Desenvolvimento sustentável;
História:
_ A história da energia;

Ensino Religioso:
_ A criação dos recursos naturais ”Bíblia Sagrada: GN”
Matemática:
_ Entrevista com os pais dos alunos dos 6º anos sobre o grau de consciência ecológica e  grau de comportamento ecológico ;
- Fazer a tabulação dos dados:
- Criar tabelas com os dados da tabulação;
- Criar gráficos para demonstração dos dados;
- Calcular o consumo de energia por talão de energia e água.
Ciências:
_Ambiente e energia;
_Sol, fotossíntese
   ciclo da água através do link;     http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=333

Arte:
_ Reciclagem e reutilização do lixo;
- Confecção de cartazes e faixas, trabalhando;
Português:
_Dicas de segurança:   “ Gênero literário quadrinho – poético – paródia “.  
_ Sensibilização da consciência ecológica/ Mudanças de hábitos:                “ Texto informativo produção – dissertação – narração – relatório –
Coesão/coerência/ ortografia”.

Atividades envolvendo comunidade escolar e pais

• Exibição de vídeos educativos fornecidos pela Procel :
- A casa dos des - ligados, ( mostra os desperdícios);
- Institucional Procel, (visa a  econômico através da educação “uso correto”;
- Teatro do Céu, (mostra a origem. Universo/natureza/ciências);
- Procel nas escolas, (tipos de eletricidades);
- Caminhos da Energia, (geração e distribuição de energia elétrica);
- Fundamentos da eletricidades, (orienta a escolha de aparelhos observando a potência) ;
- Como a energia é utilizada, ( observando o medidor, é possível calcular);
- A utilização adequada da energia, ( Orientação para evitar o desperdício).
• Pesquisa na Internet disponível para todas as disciplinas  conforme planejamento.
• Palestra com engenheiro, PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica;
•Visita a Centrais Elétricas/ Usinas hidráulica;
•Visita a SANEATINS, para conhecer o processo de tratamento da água que chega até nós.
 • Pesquisa de opinião (grau de consciência ecológica e o grau de comportamento ecológico), que será desenvolvida na disciplina de Matemática, onde os alunos dos 6º anos entrevistarão seus pais conforme  questionário e orientação da Profª Iolanda. Em seguida será realizada a  tabulação dos dados e apresentados na forma de tabelas e gráficos.

6. Tecnologias utilizadas
• Data show/ vídeos;
•Laboratório de informática / Lap Top;
•Som;
•Microfone;

7. Comentários

Observamos disponibilidade e comprometimento da comunidade escolar e pais em desenvolver as ações.
    Apresentaremos na culminância do projeto: “Energia e Água, recurso da vida” em Agosto de 2011,  os trabalhos realizados pelos alunos e professores no decorrer do Projeto, (no decorrer de cada ação, registro de fotografias, relatórios e vídeos) conforme evidências em arquivo.


Parcerias: CELTINS, Cia. de Energia Elétrica do Estado Tocantins;
                 PROCEL, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica;
                 Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins.


Cronograma de execução às atividades

Atividade    Turma    Responsável     Período
Palestra com profissional da PROCEL   
6º ao 9º ano   
Profª Ana Maria   
Maio de 2011
Elaboração do projeto e divulgação nas salas de aula;   

6º e 9º ano   
Profª Iolanda, Luzinete e ilária   
 Maio de 2011
Pesquisas na internet   

6º e 9º ano    Professores conforme distribuição por disciplina   
Junho de 2011
Pesquisa de campo com os pais dos alunos   
 6º ano a I, II e III    
Profª. Iolanda   
Junho de 2011


Visita a hidrelétrica:
Luis Eduardo Magalhães.   


6º ano e 9º ano     Profª. Iolanda
Profª Luzinete
Profª Ana Maria
Profª Ilária
Profº José
Profª Floracy
Profª Sheyla Beatriz   

Junho de 2011
Seminário final com apresentações dos alunos.   

6º ano e 9º ano   

Professores   
Agosto de 2011


REFERÊNCIAS

PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica;
PROCEL NAS ESCOLAS A NATUREZA DA PAISAGEM ENERGIA ...
www2.elektro.com.br/elektroescolas/atividades/Procel_nas_escolas.pdf
FONTES DE ENERGIA - renováveis, esgotáveis, principais fontes
www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm
www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_renovavel.htm
ENERGIA RENOVÁVEL | PLANETA TERRA
planetaterra2010.wordpress.com/2009/06/24/energia-renovavel/
O que é a Energia Alternativa - Energias Alternativas
www.energiasealternativas.com/o-que-sao-energias-alternativas.html
Energias Alternativas - Portal de Energias Renováveis
www.energiasealternativas.com/


5.2 PROJETO FEIRA DE CIENCIAS


TEMA: “Todas as etnias, um só povo em prol de um mundo melhor”
Alunos do 6º ao 9º ano
Ano 2011

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:
 Superar dificuldades, despertando o interesse e o gosto pela pesquisa e descoberta quanto à poluição da Atmosfera. Tendo a leitura, a pesquisa de campo e a escrita como princípios básicos para a realização do trabalho.

Objetivos Específicos:
•    Integrar o hábito da leitura como finalidade para buscar informações e conhecimento.
•    Desenvolver pesquisa no LABIM e tambémcom os Laptops.
•    Realizar pesquisa campo na cerâmica.
•    Sintetizar a pesquisa por meio de relatórios.
•    Utilizar os laptops para a organização de vídeos.
•    Realizar momentos de estudos sobre a poluição da atmosfera e as consequências para a nossa vida.
•    Realizar experiências sobre o ar.
•    Realizar na U.E momentos de socialização da conclusão das atividades realizadas.
•    Realizar entrevista com osmoradores próximo da cerâmica.

Justificativa
O ar é um recurso natural da Terra uma fina camada denominada atmosfera terrestre. Esta camada fica em contato com a superfície da Terra. Permitindo a vida a no planeta. A partir do momento que iniciou o processo de industrialização a qualidade do ar não é mais a mesma. As fumaças que são liberadas pelas chaminés das indústrias e dos escapamentos dos veículos a cada dia prejudicam a qualidade do ar ocasionando sérias complicações para a saúde dos seres humanos.
Portanto estudar as consequências da poluição é despertar nos educandos um senso crítico para perceber os problemas gerados poratitudes irresponsáveis do homem,o qual podecustar um preço muito alto para todos os seres vivos. A finalidade do trabalho será orientar aos aprendizes a importânciadoscuidados que devemos ter com oPlaneta Terra. Que o educandosaiba refletir sobre as principais consequências das poluições existentes. Quecada um possa fazer a diferença adotando nova postura para se relacionar com a natureza.

Ações:

Pesquisa bibliográfica
Pequisa campo
Entrevistas com a comuindade
Socialização das atividades do projetona própria U.E.
Apresentação das ações realizadas e experiências sobre o ar na FEIRA DE   CIÊNCIAS.

RECURSOS MATERIAIS

Computadores
Câmara filmadora
Câmara fotográfica
Transporte para visita a cerâmica para pesquisa campo.
Materiais para a realização dos experimentos.

Cronograma das atividades:
Período     Atividades    Responsáveis
1ªetapa
03/10a 07/10    Pesquisa para fundamentação teórica coma disciplina Geografia.
Foco da pesquisa: o funcionameto das fábricas e a poluição da atmosfera. As leis que autorizam o funcionamento das cerâmicas.    Professores que trabalham com a disciplina de Geografia.
2ªetapa
11/10 a 14/10
17/10 a 18/10
20/10 a 21/10
19/10 a 21/10
07/11 a 08/11
11/11/11
22/11/11   
Elaboração do roteiro das entrevistas.
Pesquisa Campo na cerâmica.
Entrevista com moradores próximos à cerâmica.
Sistematização da pesquisa.
Montagens dos vídeos
Socialização das atividades realizadas
Demosntrações das ações que foram realizadas.
Local: Palácio da Cultuta Cora Coralina    Professores de Língua Portuguesa.
Professores, alunos equipe diretiva.
Alunos e professores que irão à pesquisa campo na cerâmica
Professores e alunos que participaram da pesquisa campo.
Alunos e professoresque participaram da pesquisa campo e parceria com alunos IFTO.
Toda a equipe envolvida no projeto.
Professores, alunos e equipe diretiva.

Referências:
<http://ria.ua.pt/bitstream/10773/3328/1/2007000708.pdf>Acessado: em 23 /09/11 e 24/09/11.                                 


5.3     PROJETO LEITURA ORAL E ESCRITA ENVOLVENDO OS GÊNEROS TEXTUAIS


Nome das cursistas: Maria Rilda Alves da Silva, Sheyla Beatriz de Freitas Borges, Luciene Francisca Bastos, Ana Marisa Honorato, Mariza Vilarins, Francisca Maria Rodrigues.
Nome da Escola: Escola Municipal Professora Luzia Tavares, Paraíso do Tocantins;
Série: 9º ano, 13 alunos na turma;
Professores envolvidos: Maria Rilda Alves da Silva, Sheyla Beatriz de Freitas Borges e Maria Aparecida Rodrigues.
2. Problemática a ser estudada:
O tema a ser desenvolvido partiu da necessidade que alguns alunos tem no tocante a leitura oral e escrita. O estudo instiga em realizar leitura oral e dramatização de textos e peças teatrais a partir do gênero textual poema. Para mobilizar a realização desse trabalho, se faz necessário compartilhar a proposta de trabalho aos alunos e utilizar os laptops, pois esse meio de inclusão digital social os motivam para melhor desenvolver os objetivos propostos. Além disso, mostrar a importância da leitura oral e escrita para a inserção ativa ao mundo atual.
3. Justificativa:
Esta proposta de trabalho partiu da necessidade observada na aula de língua portuguesa, durante a realização de uma oficina de leitura e dramatização. No decorrer do desenvolvimento pôde-se perceber que a maioria dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, possuem dificuldades no tocante a leitura oral e escrita. Partindo desse pressuposto que houve a ideia de criação de uma proposta de trabalho que envolva a leitura oral e escrita de forma interativa. E com oficinas partindo do gêneros textuais os alunos terão possibilidades de sistematizar os diversos gêneros textuais presentes em suas vidas e vivenciá-los por meio das dramatizações.
•    Objetivo (s):
Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo.
Conhecer o gênero poema;
Promover momentos de leituras, interpretações, socializações e dramatizações;
Incentivar por meio de recursos tecnológicos a pesquisas e leituras de poemas;
Conhecer as características do gênero Poema;
Despertar o interesse pela leitura;
Realizar dramatizações para desenvolver a oralidade;
Produzir textos coletivos e individuais.
Recitar um poema valorizando o seu ritmo e rimas.
5. Conteúdos:
Leitura e interpretação de poemas para conhecer o gênero textual e suas características;
Produção de poema individual.
Dramatização do poema para desenvolvimento da expressão oral.
Participação de um sarau de poesia.
6. Disciplinas envolvidas:
Língua portuguesa e arte.
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Apresentar a proposta de trabalho para os alunos;
Explicar e conceituar o gênero textual poemas;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poema
http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=1585751
Levar para a sala de aula os laptops para pesquisar no site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-cecilia-meireles/  vários Poemas de Cecília Meireles;
Realizar leituras dos poemas;
Interpretar, dramatizar e recitar poemas;
Produzir textos poéticos utilizando o editor de textos kword;
8. Recursos a serem utilizados:

Projetor, computador, laptops, câmera digital e xérox de textos poéticos .
9. Avaliação e Resultados esperados
Espera-se com a realização desse projeto que os alunos desenvolva o hábito pela leitura oral e escrita eo gosto pelo gênero literário poema.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog e eventos.

10. Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poema
http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=1585751
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-cecilia-meireles/



5.4 PROJETO IMC INDICE DE MASSA CORPORAL – IMC – MATERMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA



Componente curricular: Matemática e Educação Física
Série/Ano: 8º ano Ensino Fundamental
Professores: Ana Maria Batista de Araujo e João Batista
Duração da atividade: 3 aulas

Objetivos
Compreender os componentes que formam o corpo humano quanto ao seu peso: músculos, gorduras etc.
Trabalhar noções de pesos e medidas

Desenvolvimento da atividade:
Pesquisas referente a obesidade e a desnutrição
Pesquisa da Tabela de Classificação
Pesquisa sobre outras formas de medidas de massa corporal
Estudos das vitaminas necessária para uma boa saúde
Divisão dos alunos em  grupos
Pessagem e medição dos alunos
Criação de tabelas de dados utilizando o Kspread do laptop classmate
Repasse da formula para cálculo do IMC
Montagem de gráficos no software kchart
Apresentação dos trabalhos realizado nos  grupos

Recursos utilizados
Balança isômetrica
Fita métrica
Calculadora
Apostilas
Data-show
Laptop classmate – kspread e Kchart

Avaliação:
Desempenho em grupo
Apresentação (desenvoltura, dominio do tema)
Atividade avaliativa


5.5   PROJETO DE MATEMÁTICA POTENCIAÇÃO


Componente curricular: Matemática
Série/ano: Ensino Fundamental 2 -  9º ano
Professor: Osmar da Silva Pereira

Justificativa: No mundo Globalizado de hoje, onde a cada momento o avanço tecnológico se faz presente na vida cotidiana do cidadão, a necessidade de despertar o raciocínio lógico dos alunos é muito importante. Por este motivo o trabalho com potência é de suma importância neste contexto.    

O que o aluno aprende com esta aula:
Despertar no aluno o raciocínio lógico e capacidade de operar com números reais.
Compreender potência – Propriedades da Potência

Desenvolvimento da atividade:
Exposição do Conteúdo no data show;
 Acessar o site www.estudamos.com.br, onde os alunos desenvolvem atividades específicas sobre o conteúdo potência.
Trabalho em grupo e individual – realização de jogo da memória.

Recursos utilizados:
Data Show, Laptops, Pincel, Quadro e Internet.
www.estudamos.com.br,
 www.a77.com.br,
www.somatematica.com.br,

Avaliação:
Oral e escrita, observação em sala de aula e pela participação individual e no grupo.


5.6 PROJETO  TABELA PERIÓDICA


Componente curricular: Ciências
Série/ano: Ensino Fundamental 2 -  9º ano
Professor: Cleonísio de Sousa Filho

O que o aluno aprende com esta aula: 
Nomear os principais aspectos da tabela periódica, o nome dos elementos e as propriedades periódicas que a tabela possui.
Compreender a história do surgimento da tabela periódica;
Compreender o significado das cores e simbolos.


USO DO LAPTOP NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA


    Em geografia o laptop classmat é muito utilizados nas pesquisas de conteúdos, apresentação de mapas, lugares, e produção de slides para socilizar pesquisas.
    A Professora Luzinete desenvolveu a metodologia trilha com os alunos do 9º ano. A seguir o relato da professora:

Meus alunos do 9° ano fizeram a experiência da Trilha do Projeto Energia/ Água e Recursos da Vida, em que uma das ações foi a visita á Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. O laptop foi de grande importância para tirar as fotos, e fazer os comentários dos lugares . Mas na hora de fazer a socialização, tiveram grande dificuldade, pois não conseguiram socializar o trabalho através do data show, e na tentativa o trabalho se excluiu, devido a incompatibilidade do sistema. Outro grupo fez a trilha com as fotos tiradas no celular, e concluiu no computador, salvou no pendrive, e conseguiu socializar com a classe. E os alunos sentiram satisfeitos de realizar esta experiência "Trilha" utilizando os recursos tecnológicos e ainda revivendo a excursão realizada, da qual esta prática enriqueceu o aprendizado dos alunos.  (Prof.ª Luzinte, forum, modulo 3ª – Formação UCA Tocantins)
   
   
    USO DO LAPTOP NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA
   
    Nas aulas de história o uso do laptop tem sido utilizado para pesquisa na web. A professora Ilária e Luzinte com a parceria de outros professores desenvolvem o projeto Cultura Afro Brasileira, que tem várias etapas, contextualização do tema, a pesquisa e produções: dramatizações, poesias, paródias, etc. Esse projeto culmina com um seminário na escola com apresentações culturais e atividades dos alunos. No ano de 2011 a culminância deste projeto será na feira de ciências no final de novembro. O uso do laptop neste projeto se dá de forma natural, à medida que vai havendo a necessidade de busca de material complementar, de pesquisa e produção.

    USO DO LAPTOP NO CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO

     Na disciplina de Ensino Religioso a professora Iolanda desenvolveu uma aula utilizando a metodologia de mapa conceitual para expor o conteúdo e como atividade os alunos criaram mapas conceituais sobre o assunto esdutado (as grandes tradições religiosas). O mapa foi trabalhado com o software Cmap Tools, no data show, os alunos fizeram o mapa com lapis e papel depois transportaram para  o computador PC, pois o laptop classmat não tem o software instalado.
   

USO DO LAPTOP NAS ARÉAS DE MATEMÁTICA E CIENCIAS



MOBILIDADE DO LAPTOP



Ação de Mobilidade do Laptop Educacioanl do Projeto UCA na Escola Municipal Profª Luzia Tavares em Paraíso do Tocantins


    Apresenta-se as ações de mobilidade do leptop educacional do Projeto UCA na escola Municipal Profª Luzia Tavares em Paraíso do Tocantins. A mobilidade se deu em todas as turmas do 6º ao 9º ano no ano letivo de 2010, em decorrência da experiência de utilização do laptop nas práticas pedagógicas. Trata-se da primeira experiencia de entregar  o laptop para os alunos levarem para suas casas e utilizarem com suas famílias com o propósito de incluir os familiares no processo de inclusçao digital.
   
    Um dos objetivos do  Projeto UCA, é a inclusão social e digital das famílias do alunos de baixa renda. Essa inclusão para que consiga atingir não somente os alunos, mas toda sua família. Esta inclusão está sendo realizada através da mobilidade.

Desenvolvimento da ação:
    O primeiro momento de articulação da mobilidade foi uma reunião equipe gestora da escola com a equipe da SEMEC – Secretaria Municipal da Educação de Paraíso do Tocantins, com os professores, e com os pais dos alunos, assinatura do termo de responsabilidade.  Na reunião o diretor da escola falou sobre a importancia do laptop para a escola e para a aprendizagem dos alunos. A secretária Municipal de Educação falou com os pais sobre a importancia das responsabilidades dos mesmos para com a aprendizagem com os filhos e que a escola estava dando uma oportunidade a mais a aprendizagem dos alunos através do Projeto UCA.
    Na etapa seguinte começou a articulação para a entrega dos laptops. Lembrando que a mobilidade no primeiro momento não foi uma tarefa tão simples, necessitando de um processo logistico de organização para a segurança dos equipamentos.
    O laptop foi entregue para duas turma de cada vez, e antes de cada entrega fazia-se as seguintes atividades:
•    Impressão dos termos de compromisso para os pais assinarem;
•    Envio de bilhete com data e hora marcadas para os pais comparecerem à escola.
    A entrega aconteceu sempre nas sextas feiras para os alunos pudessem ficar com os laptops no final de semana e para que no decorrer da semana os laptops pudessem ser utilizados na sala de aula.   
    Iniciou–se com as turmas dos nono ano, com uma reunião com os pais dos alunos, onde os mesmos assinaram um termo de responsabilidade, na oportunidade explicou-se que o equipamento é um bem público, patrimônio da escola, para uso do aluno. No momento a preocupação dos pais era do equipamento estragar, no caso de roubo. Foi explicado que no caso de estragar será feito um boletim de ocorrência, e no caso de roubo todos os aparelhos tem um ID, que é cadastrado no sistema da escola e rastreado pela Policia Federal. Os pais ficaram menos preocupados em levar o aparelho para casa. Em casa, poderiam acessar a internet, o aluno que não tem internet em casa, poderia vir para a escola no contra turno e fazer o acesso, no laboratório ou no pátio da escola.
           Na segunda feira os alunos devolveram os aparelhos, nenhum estragou, nem foi roubado.
           Na semana seguinte, deu-se a continuidade com as demais turmas em ordem decrescente, a logistica foi a mesma, reunião com os pais, assinatura do termo de responsabilidade, a  entrega do equipamento na sexta e a devolução na segunda feira.     Conforme a tabela 1.
Tabela 1 - Quantitativo de alunos dos turnos matutino e vespertino que participaram da mobilidade:

Serie/ano:    Quntidade de alunos
6º anos    100
7º ano    63
8º ano    60
9º ano    43


    Alguns alunos relataram que foi uma experiência muito boa, pois acessaram a internet em  casa, realizaram as tarefas, jogaram e até descobriram novos aplicativos do aparelho.
           Uma mãe disse que o filho nem saiu de dentro de casa para brincar na rua, passou o final de semana todo envolvido com o laptop.
Outra maneira de realização de mobilidade na escola é a entrega dos laptops para os alunos que vão à escola no horário oposto. Os alunos fazem as pesquisas que precisam, salvam em pen drive.
A mobilidade também acontece nas aulas vagas, em que faltam professor. Os alunos ficam com o laptop na sala e realiza atividades ora deixada pelos professores ou mesmo acesso livre a internet ou jogos do laptop.