Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

terça-feira, 12 de junho de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAÍSO DO TOCANTINS
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL PROFª LUZIA TAVARES

PROJETO CULTURA AFRO E INDIGENA 2012

" A Importancia da Cultura Afro e Indígena para a Formação da Cultura Brasileira".

Responsáveis pela execução do Projeto:

* Coordenadoras e Professoreas do 4º e 5º Anos: Floracy da Silva, Mª Aparecida, Dayane, Leidiane, Valdeny, Elzeni e Solene Menezes.
* Assistente de Biblioteca: Elsa Camerão.
* Coordenadora e professores do Progrma Mais Educação: Luzia, Sandra, Iolanda, Francisca, Bento, João Batista e Luciene.

JUSTIFICATIVA:

     Basea-se na constituição de um panorama cultural relacionando-o com as questões sócio-economicos, buscando analisar a formação do preconceito racial no Brasil, sua legitimidade perante uma cultura construída por padrões europeus de valorização e constante estimgmatização da cultura negra e seus participantes, das teorias de branqueamento que aparentemente proclamam a oportunidade democrática de miscigenação, mas induzem.
     A necessidade de proporcionar uma possível conscientização e reflexão acerca das práticas e representações que configuram o racismo no contexto escolar, especialmente as mensagens subliminares que se constituem na maior contribuição para consolidação de uma sociedade em sues diversos segmentos racistas e excludente, visando analisar como atuam na percepção da criança negra sobre si mesma o sue lugar no mundo.
     Apesar de a População negra constituir grande parte da sociedade brasileira assim como uma pequena parte de povos indígenas, o negro e o índio ainda é excluído do processo sócio-cultural. De um lado estão os brancos que compõem uma grande parte da elite e de outro lado estão os negros e os indígenas donos dos menores índices de analfabetismo, expectativa de vida e número de universitários, pois nestes grupos o número d evasão escolar e superior.
     Neste contexto o sistema político economico no Brasil é falho por que não investe em uma educação que possa mostrar ao povo brasileiro a importancia do negro e do índio no processo d civilização do país, sua história, seus valores e manifestações culturais. Justifica-se este projeto na medida em que ele objetiva valorizar a cultura negra e indígena como elemento construtor da sociedade brasileira e com isso buscar o resgate da auto-estima dessa população excluída.

OBJETIVO GERAL:
     Este projeto pretende identificar analisar e desmistificar as relações raciais no ambiente escolar assim como as práticas e representações do racismo no cotidiano multirracional e multicultural da escola.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
* Observar com a escola media as relaçõs de diferenças e até que ponto busca proporcionar uma educação democrática;
* Levantar e visibilidade do negro e de índio com análise das representações presente na fala e na ação de brancos e dos negros em interação;
* Construir um espaço na escola para o estudo sobre a cultura afro-brasileira;
* divulgar a contribuição da cultura africana e indígena na formação da cultura brasileira;
* Valorizar a identidade cultural do grupo étnico afro brasileiro;
* Resgatar a auto-estima da etnia negra e indígena;
* Levar os envolvidos a refletir sobre os conceitos de raça, etnia, estereótipo, racismo, preconceito a fim de desconstruir pré-conceitos;
* Desenvolver trabalhos objetivando a inclusão cultural e a cidadania, ativos-movimentos cultural negro para que os jovens possam conhecer seus direitos e no futuro sejam agentes sociais capazes de intervir na sociedade transformando-a.

PÚBLICO ALVO E TEMPO DE DURAÇÃO:
     Na 1ª etapa todos os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Já na 2ª etapa toda a comunidade.

METODOLOGIA:
     A metodologia se fundamentará dentro de um contexto progressista de educação onde se proporcionará situações didáticas centrados na ação/reflexão/ação, no estímulo e criticidade e na resolução de problemas que possibilitem os alunos a pensarem na questão de forma ética. Por isso, os materiais de trabalho serão escolhidos a partir da realidade do aluno e da comunidade escolar para que possam tecer relações entre o conteúdo abordado e seu cotidiano.

INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS
Língua Portuguesa:
    * Promover leitura e interpretação de textos;
    * Interpretação de música;
    * Pesquisas de letras de músicas que aborde a temática;
    * Produção de textos que evidenciem a impotancia da cultura indígena e afro brasileira;
    * Recorte em livros e revistas para a montagem de painéis;
    * Trabalhar as lendas indígenas e contos africanos.

Arte:
    * Fazer dramatizações de textos e constuir um espaço para a produção de cartazes;
    * Confecção de bonecos africanos;
    * Confecção de máscaras africanas;
    *  Confecção de cocares indígenas;
    * Grafismo.

Educação Física:
    * Fazer um estudo sobre a capoeira. Dança ou luta? Qual a sua origem?

História:
    * Pesquisa sobre fatos históricos do povo indígena e africano sobre as suas culturas e influencias delas na cultura brasileira;
    * Pesquisa e produção de cartazes sobre os quilombos e as aldeias indígenas do Tocantins;
    * Montar painéis com personagens negras que se destacam.

RECURSOS MATERIAIS

    * Tv, Som, data show, caixa de som, computador, laptop educacional, papel pardo, carolina, pincéis, cola, tinta guache, lousa, cds, dvds, cadernos, lápis, borracha, e.v.a., TNT, gliter, livros didáticos e paradidáticos, etc.

CULMINÂNCIA

    * Será realizado com exposição dos trabalhos realizados durante o desenvolvimento do projeto numa espécie de feira cultural, dia 12 de junho de 2012, com presença da comunidade local, membros da comunidade local e comunidade local e convidados.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O DIA DA CULMINÂNCIA

    * Apresentação de poesias;
    * Apresentação da dança Morena da Angola;
    * Exposição de artes e decoração, pinturasa e cartazes;
    * Degustação de comida típica.

PRODUTO FINAL

    * Mostra cultural da valorização da cultura negra e indígen.

AVALIAÇÃO

    A avaliação será processual e formativa. A observação do desenvolvimento e dos alunos e a análise das produções permitirão o desnvolvimento de novas atividades que procurem atingir as dificuldades que irão surgindo no decorrer do processo (produção de cartazes, pesquisas e exposições dos trabalhos).
 





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