Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Projeto Consciência Negra

Escola Municipal Professora Luzia Tavares
Paraíso do Toccantins, 20 de Novembro de 2010
Professora: Ilária Maria Pereira Borges
Equipe de coordenação: Floracy da Silva
Maria Aparecida R.Santos
Sheyla Beatriz de Freitas Borges(coordenadora do UCA)
Orientadora: Ana Maria Vieira Ferrnandes
Gestor: José de Sousa Ferreira
Disciplina: História

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Justificativa
Patindo da necessidade de aprimorar conhecimentos quanto a origem de nossa herança cultural e norteados pela influência dos povos africanos, este projeto, fundamentado na lei 10.639/2003, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira, buscando a produção de conhecimento e a formação de atitudes, postura e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento ètnico-racial.
È importante esclarecer que ser negro no Brasil não se limita as caracterśticas
físicas, trata-se também de uma escolha política. Também é necessário se perceber a complexidade que envolve o processo este que vem marcado por toda uma história de discriminação e preconceito, e com idéias distorcidas pelos séculos, por isso abraçamos a Lei Federal e faremos com que coloquem em prática. Emfim, é esse o foco pricipal desse projeto.

Objetivo Específico

- Compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étinico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias, igualdade valiosa e que em conjunto constroem, na nação brasileira sua história;
Conhecer e valorizar a história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira;
Desencandear processo de afirmação de identidade, de historicidade negada ou distorcida;
Compreender que devemos lutar contra o preconceito ea discriminação;
Compreender como se deu o processo de escravidão no Brasil.

Público alvo

Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de jovens e adultos do 5,ª 6,ª 7,ª 8,ª série e comunidade escolar.

*Tempo de duração
Os conteúdos foram trabalhados durante todo ano letivo na disciplina de História, no período de 1 a 20 de novembro as ações foram desenvolvidas de forma interdisciplinar, com culminância dia 20 de Novembro.

*Conteúdos a serem trabalhados
A Escravidão no Brasil.
Movimento Abolucionista.
A Escravidão no Tocantins
A cor do Brasil.
Geografia do continente Africano.
Religiões Afro- Brasileira.
A situação do Negro hoje no brasil.
O sistema de Cotas.
Poema Navio Negreiro.

*Ações a serem trabalhadas
Confecções de cartazes sobre a escravidão e a cultura afro-brasileira.
Peça de teatro sobre a discriminação racial.
Palestra com apresentação de slides pela professora Ilária.
Apresentação de roda de capoeira com o professor Vagner.
Apresentação de dança afro-brasileira sob a orientação do professor Raul.
Apresentação de músicas e poesias.
Exposição do material confeccionado peloss alunos.
Obs: Todo material confeccionado e as apresentações realizadas tiveram a participação dos alunos da Unidade Escolar.

Recursos

*Laptop classmate ( pequisas na internet).
*Livro didático
*Gravuras
*Filmes (besouro e Invictos).
*Cartolina, cola, pincéis, EVA, TNT.
*DVD e datashow
*textos complementares
*Apresentação de slides
*Músicas

Metodologia

Aulas Expositiva dialogada
Debates
Palestras
Confecções de cartazes alusivos ao tema
Produção de texto
Pesquisas na internet (UCA)
Exploração de imagens
Filmes (Invictus e Besouro)
Teatro
Músias (Clara Nunes “O canto das três raças” e Mama Africa).

Avaliação
Os alunos serão avvaliados mediante sua participação e comprometimento durante as realizações das ações e pela nota abtida nos trabalhos e nas avvaliações escrita.
Conclusão
É atraves do convívio social que a escola atua como espaço democrático e de transformação, nós possibilitando refletir sobre as questões da humanidade, trabalhando pelo fim das desigualdades sócio-raciais, em busca de uma sociedade mais includente. Assim sendo, acreditamos que este projeto tornou-se um instrumento de reflexão para que possamos ser uma sociedade menos preconceituosa exercendo a cidadania em plenitude e buscando buscando a paz social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário