Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

sexta-feira, 31 de maio de 2013


ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LUZIA TAVARES

GESTOR: Idelvan Lopes Cavalcante

COORDENADORAS PEDAGÓGICA:

Maria Aparecida Rodrigues dos Santos

Maria Rita

Luzia Ferreira da Cruz

COORDENADORA UCA:

Leidyane Gomes Costa

COORDENADORA DE APOIO PEDAGÓGICO:

Floracy da Silva

ORIENTADORA:

Luzia Ferreira Costa Rocha

MEDIADORAS DE LEITURA:

Ilária Maria Pereira Borges

Maria Raimunda Leite Fernandes

Merenciana Ferreira Espíndola




PROJETO: CONCIENTIZAR PARA PRESERVAR



















PARAÍSO DO TOCANTINS - TO

JUNHO DE 2013

JUSTIFICATIVA







Na medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja, uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres.

Existe vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição do ar, da água e do solo, destruição da camada de ozônio e muitos outros. Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.

O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.

O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa. Se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.

Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos étnicos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos alunos uma postura crítica frente a realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.

Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só proege e cuida daquilo que conhece e ama. E mais do que ensinar a criança a não poluir é educar-la, para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece, cabe então ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.




OBJETIVO GERAL

O principal objetivo deste projeto é conscientizar os alunos sobre a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta. Mostrar que se cada um fizer a sua parte, estará ajudando para um planejamento sustentável e consequentemente um mundo melhor.







OBJETIVOS ESPECÍFICOS




__ Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente.

__ Valorizar a diversidade ambiental.

__ Identificar-se como parte integrante e importante na formação do meio ambiente.

__ Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza.

__ Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais.

__ Conscientizar a criança da impotância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano.

__ Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar é usá-la racionalmente.

__ Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que integram e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

__ Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.







AÇÕES




  • Apresentação do projeto para os alunos e professores da U. E. (Todos os servidores).
  • Confecção de cartazes e divulgação do projeto (Biblioteca).
    JARDIM E 1º ANO




__ TEMA: “Água”

Sugestões:

  • A importância da água para o planeta.
  • Onde encontramos?
  • De que forma podemos encontrá-la.
  • Consequências de sua poluição.




METODOLOGIA




__ Textos informativos;

__ Atividades;

__ Conscientização contra o desperdício e pela preservação;

__ Fiscal da água: cada dia um aluno ficará responsável pela fiscalização de como os colegas estão utilizando a água na escola;

__ Música de Guilherme Arantes: Terra Planeta Água;

__ Cartazes;

__ Peça teatral alusiva ao tema.




2º ANOS




TEMA: Lixo




*O que é lixo.

*Tipos de lixo (seco e orgânico) e sua separação.

*Lixo tóxico e suas consequências.

*Coleta de lixo e armazenamento.




Sugestões:




__ Convidar os alunos para duas atividades de obsrvação do pátio: os alunos podem fazer uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período, antes do momento da limpeza. Pode fotografar nos dois momentos.

__ Outra possibilidade é fazer com que a turma visite uma das salas de atividade no final do dia, para que possam comparar a quantidade de lixo produzida em cada um desses ambientes.

__ Outra sugestão é trabalhar receitas culinárias feitas a partir de cascas de frutas que, normalmente, são desprezadas no lixo.




3º ANOS




TEMA: Poluição.




Sugestões:




__ Poluição do ar.

__ Poluição sonora.

__ Poluição Visual.

__ Chuva Ácida.

__ Construção de Maquetes.

__ Produções de textos.




  • Leitura de um bom texto informativo:
    Meio Ambiente do Site: http://www.smartkids.com.br/especiais/meio-ambiente, em seguida anotar no caderno cinco ações que pode-se fazer para colaborar na preservação do meio ambiente.
    Após acessar o jogo Sala Limpa Site:http://www.smrtkids.com.br/jogos-educativos/relacione-sala-de-aula, antes do início do jogo os alunos serão orientados a fazerem as leituras necessárias das regras do jogo, visto que teriam que limpar a sala de aula arrastando cada tipo de lixo com o mouse para as lixeiras correspondentes, tais como: papel_lixeira azul, metal-lixeira amarela, plástico-lixeira vermelha, vidro-lixeira verde e orgânico-lixeira marrom. Com supervisão do UCA.
  • Agende suas aulas com o Coordenador do UCA.







4º e 5º ANOS




Tema: Reciclagem e Sustentabilidade.

Sugestões:




__ Limpeza do pátio da escola e plantio de árvores. ( Responsável: Gestor).

__ Estimular os alunos a pesquisar os assuntos reciclagem e sustentabilidade.

__ Tomar conhecimento de quanto tempo o lixo leva pra se decompor.

__ Confecção de objetos utilizando materiais recicláveis, exemplos: revistas, jornais, embalagens, sobra de óleo de cozinha, latas, garrafas pet, papel etc.




  • Leitura de um bom texto informativo:
    Meio Ambiente do Site: http://www.smartkids.com.br/especiais/meio-ambiente, em seguida anotar no caderno cinco ações que pode-se fazer para colaborar na preservação do meio ambiente.
    Após acessar o jogo Sala Limpa Site:http://www.smrtkids.com.br/jogos-educativos/relacione-sala-de-aula, antes do início do jogo os alunos serão orientados a fazerem as leituras necessárias das regras do jogo, visto que teriam que limpar a sala de aula arrastando cada tipo de lixo com o mouse para as lixeiras correspondentes, tais como: papel_lixeira azul, metal-lixeira amarela, plástico-lixeira vermelha, vidro-lixeira verde e orgânico-lixeira marrom. Com supervisão do UCA.
  • Agende suas aulas com o Coordenador do UCA.




PALESTRA




Palestra: A Importância da Água.

Palestrante: Kelli Figueredo Cruz

Dia 03 de Junho de 2013 às 8:00 horas, para os alunos do 1º ao 5º ANO do período matutino.

Responsável: Professoras: Lucimara e Dayane.




    PERÍODO DE EXECUÇÃO:
    De 03 a 15 de Junho.
    RECURSOS:




__ Embalagens;

__ Garrafas pet;

__ TNT;

__ EVA;

__ Jornais;

__ Revistas;

__ Livros;

__ Laptop.




AVALIAÇÃO




Os alunos serão avaliados mediante sua participação nas atividades propostas pelo professor.




PROJETO
MEIO AMBIENTE 2013

O Projeto será desenvolvido apartir do dia 03 -15 de Junho de 2013.







































































quinta-feira, 9 de maio de 2013

Relembrando os velhos tempos. Painel dia das Mães 2010 esse ficou bonito.

Jantar em comemoração ao dia das Mães será realizado dia 11 de Maio de 2013.
HOMENAGEM 2013

O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho. Mãe compreende até o que os filhos não dizem.

Obrigada

Eu não sei te valorizar como devia, mas sou grata por Deus ter colocado a senhora em minha vida. Te amo hoje, amanha e sempre. Minha rainha sem coroa, meu diamante, meu raio solar que me ilumina todos os meus dias, mesmo que ocorram discussões entre nós em poucos minutos já estamos bem. Durante anos, você chegava em minha cama e contava belas historias e antes de terminar você me cobria e via que eu já havia pego no sono.. passarei a fazer isso contigo, e quando você estiver bem velhinha farei questão de dar comida em tua boca, contar historias para você dormir e nunca te deixarei.
1ª Formação do UCA 2013, dia 30 de Abril de 2013 no LABIN da Escola Municipal Professora Luzia Tavares nos turnos matutino e vespertino. Para apropriação das tecnologias, professores novatos primeiro contato com o laptop.