Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Depoimentos


 Depoimentos de algumas professoras sobr a Apropriação do  Sistema  Operacional Ubuntu

Depoimento da professora Leidiane Gomes Costa - Coordenadora do UCA na escola "Obviamente o sistema operacional  do laptop UCA fazia quase nada, pois travava os programas o tempo todo e eram necessários outros programas e aplicativos para que o computador se tornasse uma ferramenta de produtividade, ao invés de um brinquedo caro. Então resolveram analisar o programa e buscaram novas formas onde escolheram um novo sistema e programa, instalamos em nossos aparelhos (laptops), testamos e em seguida fizemos um relatório com as possibilidades pedagógicas do mesmo e suas vantagens, as quais estamos  postando em nosso ambiente de estudo, para nós Professores da Escola Municipal Professora Luzia Tavares foi e é uma melhor opção. Com nossos alunos está bem mais fácil de se trabalhar, as crianças estão tendo mais facilidade para trabalhar o programa e também os jogos. Então para nós é uma satisfação trabalharmos com o UBUNTO que para nós facilitou muito o nosso trabalho.(fonte: fórum formação uca Tocantins)

Depoimento da professora Iolanda
            "Observei superficialmente no decorrer da apresentação do Sistema Operacional Ubuntu,( já lançado em 2004 sendo que a última versão Ubuntu 10.10); que houve aperfeiçoamentos e que alguns recursos foram acrescentados,(como por exemplo: OpenOffice.org apresentação). Comparando com o Sistema Operacional Metasys também Linux. Agora quanto ao uso da  internet é notório que o acesso está mais rápido, e que era um dos problemas identificado em 2011.
        Diante da acessibilidade disponibilizada e experiências vivenciadas em sala de aula “docente e discente”; percebe se que é possível acontecer essa educação pautada na colaboração, construção coletiva do conhecimento mediada pela tecnologia e por um planejamento em espiral ascendente;  observando “o quê ? (ações), como ? (especificar os procedimentos), quem ? (responsável pela ação), quando ? (período de realização da ação) e onde ? (local de realização da ação). (Professora Iolanda)

Depoimento da professora João Pereira Marques "Hoje eu participei de uma oficina com o uso  do laptop, onde conheci um  novo sistema, o Ubunto. Suas ferramentas trazem bastante diversidade, seus aplicativos mostram muitas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula em todos as disciplinas . Dentre elas posso citar o tux alfabetização, utilização das quatro operações, desenho e arte, jogos de raciocínio lógico, animação e muitos outros. Esse momento de conhecimento não foi suficiente. Muitos programas precisam de um estudo aprofundado, com exercícios práticos. (Professora Joana Pereira Marques)

Ubuntu na escola


SISTEMA UBUNTU NA ESCOLA

 
Estratégia adotada pela equipe escolar para realizar a avaliação do sistema operacional na escola:
                 
                No primeiro momento três pessoas começaram a estudar o sistema, a coordenadora do uca na escola, Leidiane Ribeiro, o colaborador, Osmar Pereira e tutora da formação, Deusirene. Após esse momento passou-se para a instalação do novo sistema em 18 laptops para os professores da turma formação continuada, em seguida foi instalado nos laptops dos professores da formação incial, foi instalado nos laptops dos alunos monitores, pois os mesmos irão receber uma oficina sobre os aplicativos do novo sistema.
             A coordenadora Leidiane, juntamente com a Prof. Maria Evangelista estão instalando o novo sistema em todos os laptops da escola.
                           
                  No dia 21 e 22 de junho aconteceu a formação na escola, na qual realizou-se a oficina de apresentação das ferramentas do laptop no novo sistema operacional. Todos os professores e equipe gestora puderam conhecer e dar um parecer favorável a utilização do sistema na escola. A partir de agosto de 2012 todos os professores alunos já trabalharão com o ubuntu.
                 A formação foi proveitosa, tivemos a colaboração do professor Osmar que repassou muitas orientações sobre os programas instalados no laptop.