Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

FORMAÇÃO NA ESCOLA - DIA 13/04/2012



Desnundando o mundo digital: Apropriação tecnológica e web 2.0 -


O foco da oficina foi explorar as ferramentas do laptop, visualizando possibilidades pedagógicas do Tux Paint - ferramenta de pintura digital; Tux Math - operações matemáticas, adição, subtração, multiplicação e divisão e Tux Typing que é digitação para crianças.

O passo a passo da oficina: 

 1. Explorar as ferramentas - cada cursista escolheu um tux para explorar, depois socializou com os colegas o que descobriu;
2. Potencialidades pedagógicas dessas ferramentas: listar atividades que podem ser realizadas com os alunos em sala de aula;

3. Planejamento: os professores planejam atividades a ser realizada em sala de aula e postam o que eles produziram no portfolio do curso.
Os professores utilizaram o forum para deixar suas contribuições sobre a apropriação tecnológica do tux.

Nota-se que os cursistas estão gostando desta nova metodologia de realizar os encontros em forma de oficina. A aprendizagem flui melhor, uma vez que além de explorar as ferramentas tecnológicas, eles puderam realizar atividades no ambiente e-proinfo.

Formação na Escola

      OFICINA DE SOFTWARE DE PRODUTIVIDADE


      Realizou-se na escola no dia 4/4/2012 uma oficina de Sotware de produtividade com os professores novatos. Estiveram presentes 16 professores. A oficina foi desenvolvida pela tutora da turma, juntamente com coordenadora do UCa na escola também.

Pauta da oficina:
  • Mensagem
  • Acesso as ferramentas de produtividade kword, kspread, kpresent - tendo como foco o uso pedagógico das mesmas;
  • Apresentação de algumas possibilidades de trabalho em sala de aula com o uso do editor de texto;
  • Planejamento de uma atividade para ser aplicada com os alunos em sala de aula com uso dos laptops;
  • Socialização dos planejamentos;
  • Inserção do planejamento na plataforma e-proinfo - portifolio.
Ao final da oficina os professores avaliaram a mesma como um espaço de aprendizagem significativa para eles que estão em busca de descobrir formas de trabalhar siginificamente com o laptop em sala de aula.

Obs.: No final da oficina no turno vespertino, não foi possível acessar o e-proinfo, o mesmo estava fora do ar, ficando as atividades a serem postadas em outro momento.