Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

UCA 2012

         Em 2010 o governo federal propôs a segunda fase do Projeto UCA, denominada de fase II do Projeto UCA, com vista a melhoria da qualidade da educação e a inclusão digital de alunos. Em 2012 há necessidade de continuação da Formação na Escola, uma vez que muitos professores são novatos, bem como os professores que já passaram pela formação, precisam continuar desenvolvendo práticas pedagógicas com uso dos laptops.
            Formação inicial (professores novatos que ingressarem na escola em 2012) preparar a equipe das escolas (gestores e professores) para uso pedagógico das TDIC no contexto da escola, e tem como princípio a educação autônoma, cooperativa desenvolvida em situação de aprendizagem, na perspectiva de “aprender fazendo”. Essa ação tem uma carga horária de 180 horas a ser desenvolvida em cinco módulos pela equipe de formação da IES Local, com colaboração com a IES Global. Os módulos da formação da escola apresentam três dimensões imbricadas:
            Formação de sustentação (oficinas para os professores que estavam na escola e participaram da formação em 2011) desenvolver ações que possibilitemaos professores e gestores o aprimoramento teórico, técnico e prático das  Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, via aplicativos do laptop educacional; que potencializem o desenvolvimento de práticas pedagógicas com uso do laptop nas escola, integrando assim as tecnologias ao currículo. As atividades têm como base a construção cooperativa do conhecimento, considera as especificidades do contexto das escolas e de suas propostas curriculares, utilizando metodologias reflexivas para inserção das tecnologias no contexto da sala de aula, principalmente a prática de oficinas.