Missão da Escola

Oferecer uma educação de qualidade, primando pelo crescimento acadêmico dos educandos e dos profissionais da escola.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PARTICIPANDO DO SEMINÁRIO ESTADUAL

    O Seminário Estadual aconteceu nos dias 8 e 9 de dezembro de 2011, no Auditório do Centro de Ensino Médio em Palmas com a presença das 10 escolas do Tocantins que estão desenvolvendo o Projeto UCA. O Seminário foi um momento muito rico de relato de experiencias entre as escolas, que apresentaram através de posteres as principais práticas pedagógicas desenvolvidas na escola com o uso do Laptop Classmate do Projeto UCA.
    Estavam presentes no Seminário o Doutor Armando Valente, a Doutora Elizabete Almeida, a Doutora Aglaê, consultores do MEC e pesquisadores da PUC de São Paulo, bem como os pesquisadores da UFT, pessoal da coordenadoria de Tecnologia Aplicada a Educação, professores, diretores e equipe gestora das escola, formadores e tutores das turmas de formação. Da Escola Luzia Tavares estavam presentes o Diretor da Unidade Escolar, a coordenadora pedagógica, duas professoras da escola, tendo em vista que os outros professores ainda não haviam concluidos as atividades nas outras escolas em que trabalham impossibilitando a participação no Seminário Estadual.
    A escola Luzia Tavares apresentou cinco posters com algumas das práticas e projetos desenvolvidos na escola com uso do Laptop Classmate PC.

 

ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM USO DO LAPTOP

PROJETO ENERGIA/ÁGUA, RECURSOS DA VIDA

    O Projeto teve várias fases de desenvolvimento que incluiu pesquisa teórica e visita a uma hidrelétrica, criação de textos e vídeos sobre o conteudo estudado e ambientes visitados.
    A conscientização ecológica, que aconteceu  com o conhecimento da origem da geração de energia elétrica, até chegar ao consumo final. O conhecimento dos recursos naturais envolvidos no processo de geração de energia. Para tanto, uso do laptop nas pesquisas, filmagens de lugares, nas entrevistas e em fotografias, possibilitou um melhor desenvolvimento das ações propostas e do alcance dos objetivos.
    Outro ponto importante foi a socialização em sala de aula, onde houve troca de experiências dos alunos que foram à excursão com os que ficaram, pois além de contar tudo o que viram também mostraram os vídeos, as trilhas, as fotos e entrevistas.
    Conclui-se que o laptop na mão dos alunos foi muito importante para o registro do percurso, através das fimagens e fotos. Os alunos ficaram com os laptops ligados o tempo todo, até descarregar a bateria. Com isso foi possível observar a aprendizagem dos alunos nas várias etapas do trabalho, na contextualização do tema, na busca de informações e nos produtos elaborados por eles. Analisando o trabalho desenvolvido, pontua-se a aquisição de conhecimentos através da tecnologia.


PROJETO FEIRA DE CIENCIAS


    O  projeto feira de ciencias trouxe conhecimento tanto para os alunos quanto para a equipe de professores. Possibilitou a execução de atividades em sala de aula e atividades extra-classe. A pesquisa de campo onde os alunos levaram o laptop possibilitou a filmagem do espaço da Cerâmica Santa Maria e as fotografias sobre  o ambiente. O que resultou na produção de vídeo sobre a poluição.

    Depoimentos dos alunos:

Eu e meus colegas fomos à cerâmica Santa Maria para conhecermos como acontece o processo de industrialização da telha e tijolo. Fiquei surpresa ao ver as condições de trabalho dos trabalhadores. Não imaginava como funcionava o processo de industrialização. (Saha-8º ano)

Foi legal, pois conheci como funciona o trabalho na cerâmica. Descobri que as condições de trabalho dentro da indústria não são legais, pois existe muita poeira e fumaça e alguns funcionários não usavam equipamentos de proteção, como máscara e luvas. (Marcus Vinicius-9º ano)

Foi muito legal, pois aprendi muitas coisas sobre a poluição do ar e também como funciona o trabalho na cerâmica. Fiquei surpresa com as condições de trabalho dos funcionários, pois lá tem muito calor, fumaça e poeira. (Janaína -6º)

        A culminância da projeto foi na feira de ciências que aconteceu no dia 22 de novembro de 2011, no Teatro Cora Coralina, em Paraiso, com a participação de todas as escolas municipais.


PROJETO LEITURA ORAL E ESCRITA ENVOLVENDO OS GÊNEROS TEXTUAIS

    Desenvolvemos o projeto: A Importância da Leitura e Escrita para a Inserção Social, na escola com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental. No primeiro momento, apresentamos a proposta de trabalho para a turma. Em seguida fizemos questionamentos sobre o gênero textual poema. Para entendimento do gênero,foi entregue aos alunos os laptops para pesquisarem na internet o gênero textual proposto e suas características. Esse foi um momento muito produtivo, pois à medida em que surgiam as dúvidas, eles realizavam novas pesquisas. Além disso, foi feito a leitura de vários poemas de Cecília Meireles pesquisado no site proposta pela equipe.
    No segundo momento, foi realizado um recital de poemas. Nesta etapa do projeto houve um envolvimento de todos os alunos, despertando o interesse pela leitura e expressão oral. Para finalizar o projeto foi proposto uma produção coletiva do gênero.
    Portanto, com o resultado do projeto, pode-se perceber a motivação dos alunos nas atividades propostas com o uso da tecnologia digital. Isso oportunizou aos alunos a construção de uma aprendizagem significativa.
    Neste projeto o laptop foi necessário na realização de pesquisas, digitação de poemas. Poderia ter sido melhor explorado os recursos, como filamgem das dramatizações, edição e divulgação dos trabalhos dos alunos no blog do professor.

USO DO LAPTOP NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E CIENCIAS    

O ensino de matemática nas escolas tradicionais tem sido trabalhado com o quadro e o giz, ou alguns materias como régua, compasso e calculadoras. Emerge a necessidade de inovar as aulas de matemática promovendo aprendizagem mais significativa a partir do uso de softwares simuladores ou ferramentas que facilitem a compreensão e tabulação e tratamento da informação, existentes nos computadores e nos repositórios de conteúdos digitais.
    Na Escola Municipal Profª Luzia Tavares, o ensino de matemática vem sendo modificado  a partir do uso do Laptop classmate e da utilização de sitios da web. Esse trabalho acontece a partir do planejamento prévio do professor para o uso de alguns instrumentos que venham subsidiar o ensino e a aprendizagem dos alunos.
    O laptop nas aulas de matemática tem sido um instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A grande diferença de se ter um recurso nas mãos muda muito o trâmite da aula. Trata-se de fazer com que o aluno visualize melhor determinada situação problema, uma simulação ou um sistema mais complexo, pelo qual só os recursos tradicionais não são suficientes.
    Nas aulas de ciências, da mesma forma, pois as imagens, os experimentos e as simulações e animações existentes nos repositóriso da web, quando utilizados fazem a diferença no processo de ensino e aprendizagem.
    Conclui-se que ainda precisa-se melhorar muito o registro dos planos de aulas, os quais traduzem o que foi feito por cada professor, pois para efetivar o relato de uma experiência prática, precisa-se de todo o registro das ações desenvolvidas. E isso ainda é uma lacuna nas escolas, ou seja, os professores registram pouco as atividades realizadas.

USO  DO LAPTOP NAS DISCIPLINAS DE LINGUAGEM E CIENCIAS HUMANAS

    O laptop se configura hoje um equipamento a mais que os alunos podem utilizar nas aulas. Para tanto, o uso se dá pelo agendamento que o professor faz antes da aula, pelo uso através da mobilidade, que ocorre quando os alunos levam os laptops para suas casas, onde são utilizados livremente.
      Os resultados quantitativos não são observados imediatamente, uma vez que precisa-se de dados do rendimento escolar dos alunos, comparando-os em antes e depois do uso. Por outro lado, observamos um maior interesse por parte dos alunos para trabalhar as atividades em sala de aula com o uso do laptop.
    Vale lembrar ainda que nos momentos em que as salas de aulas ficam sem professor, ou seja, em uma aula que o professor não está na escola, uma das alternativas é o uso do laptop pelos alunos. Durante o uso não ocorre indisciplina e os alunos ficam em suas salas sem se dispersarem.
    As atividades cotidianas da escola tem sido subsidiadas pelo uso do laptop de forma positiva, embora ainda se tenha dificuldades quanto a lentidão na conexão com a internet, pouco tempo de planejamento dos professores e dificuldades quanto ao local de armazenamentos dos laptops que não ficam na sala de aula, sendo necessário o deslocamento do mesmo todas as vezes que os professores precisam.

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE MOBILIDADE DENTRO E FORA DA ESCOLA
   
    Os resultados visíveis quanto ao uso do laptop na mobilidade na escola é a indisciplina que diminuiu consideravelmente. Nas aulas vagas os alunos ficam concentrados e tranquilos se estiverem com o laptop em mãos.
    Esta nova metodologia de realização de mobilidade ainda é uma espaço a ser ampliado, os resultados qualitativos ainda precisam ser confirmados através do desempenho acadêmico dos alunos e isso pode aparecer a penas a longo prazo. Por outro lado, sabe-se que as aprendizagens podem ser observadas em vários enfoques, uma vez que o aluno não aprende somente aquilo que o professor propõe, pois a partir do uso dos laptops com acesso a internet as possbilidade de construção de conhecimento são maiores.